MMA
Comissão libera 50% da bolsa de Khabib; Conor e russo terão que comparecer na próxima reunião
Órgão decide prorrogar a suspensão temporária da dupla até dezembro
A Comissão Atlética do Estado de Nevada (NASC) decidiu, nesta quarta-feira, liberar metade da bolsa de Khabib Nurmagomedov (cerca de R$ 3,7 milhões) para o lutador. O valor total (mais de R$ 7, 5 milhões) estava retido pelo órgão desde o dia 6 de outubro, data do UFC 229, realizado em Las Vegas. Na ocasião, após vencer Conor McGregor na luta principal do evento, o russo, campeão do peso-leve, pulou a grade do octógono para agredir Dillon Danis, treinador de jiu-jítsu do irlandês, iniciando uma pancadaria generalizada.
A NASC também decidiu prorrogar a suspensão temporária de Khabib e de Conor McGregor até o dia 10 de dezembro, quando fará uma audiência para discutir o caso. Na reunião desta quarta, Khabib não mandou representante, já o advogado do irlandês entrou por telefone. Em dezembro, porém, a presença de ambos será obrigatória.
- Não vamos aceitar que eles participem por telefone. Se quiserem lutar aqui novamente, terão que comparecer pessoalmente - avisou Anthony Marnell, chairman da Comissão.
Durante a reunião, Marnell também frisou que se tivesse tido acesso aos vídeos que mostram Conor McGregor desferindo o primeiro soco no córner de Khabib dentro do octógono, teria segurado também a bolsa do irlandês.
- A ação começou com o Khabib e o Conor reagiu, isso está entendido, mas ele também tentou pular o octógono e desferiu o primeiro soco em alguém do córner do Khabib e não precisava ter feito isso. Graças a Deus os seguranças agiram rápido e o retiraram de cima da grade, senão a situação teria ficado muito pior do que foi e sabe Deus o que teria acontecido - declarou.
O chairman da Comissão Atlética de Nevada confirmou que todos os envolvidos na confusão, incluindo córneres e lutadores não-licenciados por Nevada, serão alvo de punição pelo órgão.
- Havia duas situações, você tinha lutadores que estavam licenciados por Nevada como lutadores, e lutadores que estavam licenciados como córneres, além de lutadores que não tinham licença em Nevada e podem aplicar para uma licença no futuro. Não posso dizer exatamente o que vai acontecer, mas todo mundo envolvido na confusão e que tinha licença por Nevada, na condição de lutador, córner ou empresário, vai ser alvo nessa audiência e pode receber punição. Quem não tinha licença e pode aplicar no futuro também pode ter o pedido revisto.
O diretor da Comissão Atlética de Nevada, Bob Bennett, afirmou que o fato da comissão ter segurado metade da bolsa de Khabib não pode ser tomado como parâmetro para as punições a serem discutidas na audiência de dezembro. Durante a reunião, a promotoria chegou a sugerir que poderia exigir que Khabib pagasse 100% da bolsa como punição, além de banir ele e Conor McGregor de lutarem no Estado.
- Tudo o que foi discutido aqui não pode ser tomado como parâmetro. Nós vamos ouvir os lutadores, terminar as investigações e teremos uma audiência completa ouvindo todos os lados. Eu posso garantir que, baseado nas minhas investigações até agora, haverá suspensões e multas. Quais valores e tempo de suspensão? Precisamos investigar um pouco mais pra saber - finalizou.